quinta-feira, 28 de julho de 2011

E assim começa a coleção - de onde veio a idéia?

Pois bem, muitas brincadeiras depois as bonecas foram ficando nas caixas...guardadas. Com 14 anos me lembro direitinho do aperto na garganta que deu quando montei o circo pra brincar e de repente percebi que aquilo não me interessava mais. Doei muitos brinquedos. Porém em todas essas ocasiões elas ficaram - como doá-las se eram as preferidas? No maior estilo Toy Story! Cresci, casei, mudei, tive filhos. As bonecas continuaram na casa dos meus pais.

Em um dia comum, durante um passeio comum, entrei em uma loja de brinquedos no shopping e, olhando com a minha filha a prateleira das Barbies atuais (que por sinal são bem feinhas), me deparei com a seguinte boneca:



Na loja, à venda, por R$199,00. Barbie Peaches'n Cream , reedição da boneca de 1985. Peguei a caixa com incredulidade, carinho e lágrimas nos olhos. Não acreditava no que via. O colar era o mesmo, os brincos também. Na verdade eu conhecia a boneca. Uma grande amiga minha de infância tinha um monte de Barbies americanas. E a gente brincava muito juntas, ela levava tudo lá pra casa, era uma farra. E ela tinha essa boneca. Esse vestido era o meu sonho de consumo. Não era meu, mas eu fazia questão de brincar com ele. Era lindo demais (1985 né? - década de 80, pensa bem!!!). Cheguei a lembrar da textura do corpete nos dedos. Sem coragem de pagar um preço tão alto, não levei. Mas a boneca ficou na minha cabeça. Entrei na mesma loja em outras duas ocasiões e quase arrumei um torcidolo de torcer o pescoço para olhá-la.

Em um sábado comum, depois de mais de um mês da primeira ida à loja, resolvi criar coragem. Fui à loja sozinha, olhei a caixa, olhei, revirei, olhei de novo, resolvi me dar a boneca de presente de aniversário. A vendedora me perguntando se eu queria ajuda e eu com vergonha de admitir que a boneca era pra mim. Lá pelas tantas perguntei - vem cá, tem muito doido que paga tudo isso por uma boneca? Ela disse que sim, a maioria adultos. Pedi pra embrulhar e saí da loja como se tivesse feito alguma travessura. Acho que depois que cheguei em casa fiquei um tempão namorando a boneca e tratei logo de arrumar um lugar bacana pra ela. Linda, não?

Naquela noite, em uma festa de aniversário do filho de uma grande amiga, conversando com outra grande amiga, comentei com ela que tinha feito uma loucura. Tinha me dado uma Barbie muito cara de presente, coisa de criança...Qual minha surpresa quando vi seu rosto se iluminar e ouvi o seguinte comentário - Sério? Não sabia que você gostava de bonecas. Eu tenho uma coleção incompleta de Barbies também!!! Pronto. Era tudo o que eu precisava!!!! Acho que passamos o resto da noite toda falando disso e rindo que só....

Marcamos de eu ir visitá-la para conhecer sua coleção. Lá fui eu com minha Peaches'n Cream. Chego lá, ela com umas 15 bonecas, a maioria da coleção Princess Dolls of the World. Precisa dizer que eu surtei vendo aquilo? Lindas!!! Várias delas com roupas medievais, nossa, me apaixonei pelo que eu vi!!! Parecíamos duas crianças babando nas bonecas. Resolvi começar a procurar saber sobre essas "Barbie Collection". São bonecas colecionáveis, brinquedinho de luxo de adultos. Comum nos EUA e Europa, aqui no Brasil parece que são poucos os que sabem desse constume, e menos ainda os que colecionam. Me lembrei que já havia visto algumas dessas princesas em lojas quando adulta, achei bonita, mas não tinha dinheiro para comprá-las. Durante a pesquisa achei um casalzinho que vi durante uma viagem a Nova York, estavam à venda, mas não tive coragem de pagar o que pediam à época. E é justamente por esse casalzinho que começarei a postagem das bonecas da coleção, muito embora não tenha sido o primeiro a ser comprado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário